Endoscopia

Agendamentos aos sábados consulte agenda

Ao agendar exame, solicite informações com a equipe
de enfermagem sobre orientações de preparo.

Endoscopia digestiva alta

A endoscopia digestiva alta é um procedimento médico pouco invasivo que consiste na introdução pela boca de um fino tubo flexível equipado com uma câmera de alta definição em sua ponta, permitindo analisar em tempo real e com imagem colorida o esôfago, o estômago e o duodeno.

Desta forma, doenças comuns tais como gastrite, esofagite de refluxo, úlceras e tumores destes órgãos podem ser diagnosticados.

Para auxiliar nestes diagnósticos, o exame de endoscopia permite ainda a coleta de biópsias para serem analisadas pelo médico patologista por meio de um microscópio.

A biopsia é indolor e sem riscos.

A endoscopia digestiva alta diagnóstica é realizada sob leve sedação o que permite tornar o exame mais confortável. Entretanto, esta sedação deixa o paciente sonolento por algumas horas, sendo prudente vir ao exame acompanhado de pessoa maior de idade e não dirigir após o procedimento.

Também oferecemos uma dose de medicamento para gases (dimeticona) e é realizada anestesia local da garganta com um spray de anestésico local (xilocaína) para evitar náuseas durante a introdução do aparelho.

Para realizar o exame é necessário jejum alimentar de 6 a 8 horas, sendo permitida a ingestão de água até duas horas antes do exame.

Como o exame é realizado apenas no turno da manhã, é preciso realizar agendamento prévio. Antes do início do exame solicitamos preencher uma ficha com dados médicos, ler um material com explicação mais detalhada sobre o exame e assinar o consentimento para realização do procedimento.

Após a realização da endoscopia, o paciente repousará por um período mínimo de 30 minutos, em sala própria, sendo liberado em seguida, com o laudo médico, fotos do exame e material de biópsia, no caso de ter havido necessidade deste último procedimento.

Todo este material será entregue ao acompanhante devido à sedação.